Portal da Cidade Pato Bragado

politica

Fafen é essencial ao desenvolvimento do País”, afirma Zeca Dirceu

A planta tem capacidade para produzir 30% da ureia e amônia usadas no País, além de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

Publicado em 02/02/2024 às 11:27
Atualizado em

Zeca Dirceu destaca importância da reabertura da Fafen-PR - (Foto: Divulgação/Assessoria Parlamentar)

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado federal Zeca Dirceu (PR), disse aos petroleiros reunidos na noite desta sexta-feira (26), em Curitiba, que “é preciso intensificar junto à presidência da Petrobras e ao Governo Lula uma agenda de entendimentos que resulte em um cronograma da retomada e reabertura da Fafen-PR. A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados fica na cidade de Araucária, na região metropolitana da capital do Paraná.

A fábrica, inaugurada na década de 90, foi estatizada em 2013, abandonada e fechada em 2020 no Governo Bolsonaro. “Já existe um grupo de trabalho criado, um parecer e estudo técnico-financeiro que mostra a viabilidade da reabertura, além da decisão política do próprio presidente Lula, que já adiantou seu compromisso”, afirmou Zeca Dirceu. Ele acrescentou que o que falta é o cronograma, o estabelecimento de prazos e medidas objetivas.

Retomada

A reabertura da Fafen é aguardada pelos trabalhadores da Petrobras desde o ano passado e também pelo setor produtivo que será atendido com a retomada da produção de fertilizantes no Paraná e a redução nos custos dos insumos. Com a fábrica fechada, a agropecuária, em especial, ficou dependente da importação do produto e dos preços praticados lá fora, uma situação que se tornou mais insustentável ainda com a escassez de produto pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e alta dos preços internacionais.

“Estamos empenhados em fazer com que esse processo evolua rapidamente ainda neste mês de janeiro ou, no mais tardar, em fevereiro. Temos que garantir mais essa conquista ao Paraná e ao Brasil, contribuindo com a criação de empregos nesse setor importante da economia”, enfatizou.

Aos trabalhadores, Zeca Dirceu também reafirmou o compromisso com a luta dos petroleiros. “O Brasil precisa de fertilizantes, dessa fábrica funcionando, porque ela vai fornecer insumos essenciais e baratos para a agricultura e à produção brasileira de alimentos”, frisou.

Produção

Aproximadamente 85% dos fertilizantes usados no Brasil são comprados no mercado internacional, principalmente da Rússia, além de importar quase 75% dos fertilizantes nitrogenados para atender a demanda interna, 90% de potássio e 24% de fosfato, assim como 98% de nitrato de amônio, os dois últimos do mercado russo, um dos maiores fornecedores do insumo.

De acordo com os representantes dos trabalhadores da Fafen, a planta tem capacidade para produzir 30% da ureia e amônia usadas no País, além de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), que é um aditivo do diesel para reduzir emissões de gases poluentes por veículos de grande porte.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), reabertura da Fafen-PR, a conclusão das obras da Fafen-MS e a retomada das fábricas da Bahia e de Sergipe, o País vai reduzir a dependência da importação de fertilizantes nitrogenados para algo em torno de 10% a 15%.

Setor estratégico

A reabertura da Fafen-PR faz parte do plano de retomada das subsidiárias da Petrobras no Brasil. Nesta semana, o presidente Lula anunciou a ampliação da Refinaria Abreu Lima em Pernambuco. A estatal estima a criação de 30 mil empregos diretos e indiretos e a produção diária de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre).

No Paraná, o Sindipetro (sindicato dos petroleiros) defende a recontratação dos mais de mil trabalhadores, diretos e indiretos, demitidos pela desativação da Fafen-PR em 2020.


Fonte:

Deixe seu comentário