Portal da Cidade Pato Bragado

ELEIÇÕES 2020

Confira o que precisa levar e as principais restrições para as eleições 2020

Você sabe o que precisa levar no dia das votações no domingo (15), de novembro?

Publicado em 13/11/2020 às 05:09

(Foto: Reprodução)

Está cada vez mais próxima a hora de escolhermos os nossos representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Pato Bragado vamos eleger o prefeito, vice-prefeito e também 9 vereadores. Mas você sabe o que precisa levar no dia das votações no domingo (15), de novembro? e quais as principais restrições impostas pela pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Principais restrições

A pandemia de Coronavírus trouxe consigo uma série de restrições. A principal delas foi a mudança do dia de votação, que sempre foi o primeiro domingo do mês de outubro e excepcionalmente em 2020 passou para o dia 15 de novembro e 29 de novembro para os municípios com mais de 200 mil eleitores e que podem ter 2º turno.

Outra mudança significativa foi quanto ao horário de votação que ganhou uma hora em relação a eleições anteriores. Esse ano a votação inicia às 07h00 e encerra às 17h00. Entre 07h00 e 10h00, os idosos acima de 60 anos terão preferência para a votação.

O chefe do Fórum Eleitoral de Toledo, Frederico Amorim Oliveira de Lima, pede para que os idosos utilizem o horário preferencial para a votação. “A gente pede para que os idosos utilizem esse horário preferencial das 07h00 às 10h00, para efetuar o seu voto. Nesse período qualquer idoso que chegar ao local de votação terá preferência e poderá passar à frente. Por isso pedimos a colaboração de todos e assim evitarmos grandes filas em outros horários, visto que nós tivemos um aumento significativo de votantes em algumas seções esse ano”, ponderou, Amorim.

As outras restrições são relacionadas aos cuidados sanitários tão solicitados pelos Órgãos de Saúde durante a pandemia. Para votar o eleitor precisará utilizar máscara cobrindo toda a boca e nariz, utilizar álcool em gel 70%, manter a distância mínima de 1,5 metros dos demais e também levar uma caneta, uma vez que os mesários não poderão fornecer esse utensílio, sendo mais um cuidado preventivo a Covid-19. Outra novidade é a não realização da biometria.

“A gente pede para que todas as pessoas tomem os cuidados já conhecidos, como utilizar máscara e álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento. Também pedimos para que as pessoas não fiquem circulando pelos locais de votação sem necessidade e também para que entrem nos colégios e escolas apenas as pessoas que votam no local”, salienta, Frederico Amorim Oliveira de Lima.

O que preciso levar para votar?

Em 2020 aproximadamente 148 milhões de brasileiros estão aptos para votar. No país o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

Para que essas pessoas possam exercer o seu direito cidadão do voto no próximo domingo (15), basta se deslocar até a sua seção eleitoral portando uma caneta, título eleitoral ou um documento oficial com foto (RG, CPF, certificado de reservista, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação), ou ainda o aplicativo e-Título.

O aplicativo e-Título pode ser baixado em qualquer celular ou smartphone através dos aplicativos Google Play Store e Apple Store e para baixar é muito simples, mas a Justiça Eleitoral alerta para que os eleitores não deixem para baixar o aplicativo na última hora. 

Fonte:

Deixe seu comentário