Portal da Cidade Pato Bragado

Covid-19

Sete regionais do Paraná terão quarentena de 14 dias. Cascavel, Toledo e Foz

Governo anunciou que somente atividades essenciais poderão funcionar nas cidades que compreendem a estas regionais.

Publicado em 30/06/2020 às 04:26

(Foto: Reprodução)

As regionais de Saúde de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu estão entre as regiões que serão afetadas pelo novo decreto de enfrentamento do novo coronavírus anunciado nesta terça-feira (30). Também são atingidas as regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte e Região Metropolitana de Curitiba.

Nos municípios que integram estas regionais de saúde apenas as atividades consideradas essenciais poderão funcionar. O governo diz que não é lockdown, mas sim uma quarentena mais restritiva em função da elevação do número de casos e óbitos nestas regiões ao longo dos últimos 15 dias. 

O governador disse que o decreto é uma determinação e não uma recomendação e que os municípios deverão acompanhar a decisão do Estado. A determinação poderá ser estendida também a outras regionais, conforme o comportamento dos índices de disseminação do vírus.

Segundo o governador Ratinho Junior, 75% dos casos registrados no Paraná estão concentrados nestas sete regionais de saúde, que compreendem a 134 municípios. Ao todo, o Paraná tem 22 regionais de saúde. 

Conforme o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, só nos últimos 15 dias foram registrados metade dos casos desde o começo da pandemia no Paraná. O que preocupa também é o baixo índice de isolamento social que fica numa média de 36% durante a semana, quando o ideal seria acima de 50%. 

Insumos e intensivistas 

A maior preocupação do governo neste momento é o risco de faltarem medicamentos para sedar os pacientes graves que precisam ser entubados. Segundo o governador, esse é um problema que afeta o mundo, pois estão se esgotando os insumos necessários na UTI. 

Também está no limite o número de intensivistas, ou seja, os profissionais especializados para o atendimento nas UTIs. 



Fonte:

Deixe seu comentário