Portal da Cidade Pato Bragado

Dengue

Secretária de Saúde divulga primeiro boletim epidemiológico da dengue

O setor municipal de Endemias vistoriou 466 casas, dos dias 08 a 11 de janeiro e segue realizando os trabalhos nas residências, comércios e indústrias.

Publicado em 23/01/2024 às 14:03

(Foto: Divulgação Assessoria)

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado por meio do setor de Endemias, divulgou o primeiro Levantamento de Índice Amostral (Lia) do ano de 2024, em que Pato Bragado registra um índice de infestação de 1,5%, ao qual o recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

O setor municipal de Endemias vistoriou 466 casas, dos dias 08 a 11 de janeiro e segue realizando os trabalhos nas residências, comércios e indústrias. Os focos são localizados em vários locais do município, por isso os cuidados precisam ser contínuos todos os dias.

No estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou no último dia 09, o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2024. O 18º Informe Epidemiológico confirma 3.234 novos casos, chegando a 9.189 no total. Não há novos óbitos. São 48.266 notificações.

SOBRE A DENGUE

A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem acontecer. Caso tenha algum dos sintomas, procure atendimento médico.

Fonte:

Deixe seu comentário