Portal da Cidade Pato Bragado

Dengue

Saúde de Pato Bragado investiga caso suspeito de dengue

Setor de saúde pede que população permaneça atenta e tome cuidados

Publicado em 03/09/2020 às 02:43

(Foto: Divulgação )

O setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Pato Bragado divulgou essa semana, o novo informe epidemiológico da dengue, com o primeiro diagnóstico suspeito da doença no município.

O novo período sazonal da dengue começou no final do mês passado e deve seguir até o final de julho de 2021.

No ciclo anterior o setor chegou a mais de 350 casos positivos, sendo considerada a maior epidemia já registrada no município e agora, novamente, a doença volta a preocupar.

A dengue é um problema recorrente e se manifesta não só em Pato Bragado, mas a nível nacional.

Os altos índices de chuva e as temperaturas elevadas são propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da chikungunya, zica e microcefalia.

Os agentes apontam que nas visitas realizadas na última semana, em 414 imóveis, foram encontradas cinco amostras de larvas positivas do Aedes aegypti.

Isso elevou o percentual do Levantamento do Índice Amostral para 1.20%, considerado como de alerta, já que o ideal será abaixo de 1%.

O setor de saúde lembra que as pessoas com dengue também são mais suscetíveis a contraírem novas doenças, inclusive o novo coronavírus (Covid-19), uma vez que apresentam imunidade baixa.

Os agentes solicitam que a população local continue mantendo redobrados os cuidados de eliminação dos focos e consideram que a conscientização, nesse sentido, como um dever de toda sociedade para que o vírus não se alastre novamente no município, levando à morte em casos mais severos.

Fonte:

Deixe seu comentário