Portal da Cidade Pato Bragado

Lotado

Ocupação dos leitos de UTI do Hospital Bom Jesus chega a 100%

A taxa de ocupação diária dos leitos exclusivos para pacientes que contraíram o novo Coronavírus (Covid-19) chegou a 100%.

Publicado em 18/06/2020 às 02:04

(Foto: Reprodução)

A 20ª Regional de Saúde de Toledo informou no final da manhã desta quinta-feira (18), a taxa de ocupação diária dos leitos exclusivos para pacientes que contraíram o novo Coronavírus (Covid-19), na região e trouxe uma notícia ruim para Toledo, que chegou a 100% de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI), no hospital Bom Jesus.

Em Toledo o Hospital Bom Jesus conta com oito leitos de enfermaria para atender pacientes Covid, dos quais dois encontram-se ocupados. Dos 12 leitos de UTI disponíveis no local, todos estão ocupados no momento.

A secretária de Saúde do município de Toledo, Denise Liell, demonstrou enorme preocupação com a atual situação. “É um cenário muito crítico, pois estamos no limite de leitos e ainda temos muitos pacientes com a doença ativa e que em algum momento poderão necessitar de leitos. Com isso muitos poderão não ter um leito à disposição em Toledo e mesmo na macrorregião, que também está se aproximando do seu limite de ocupação”, ponderou a secretária.

Denise Liell, ainda ponderou que o Governo do Estado deverá liberar mais 10 leitos de UTI na cidade de Cascavel nos próximos dias, no entanto eles não serão suficientes para atender a demanda atual e também a futura caso um número maior de pacientes adoeça. “Nos próximos dias mais 10 leitos de UTI devem ser disponibilizados em Cascavel, algo que ajudará muito com toda a certeza, mesmo assim o problema não será resolvido completamente. Por isso precisamos da colaboração de nossa população, que deve manter os cuidados com a higiene, lavando as mãos constantemente e saindo de casa somente em caso de extrema necessidade. Só assim conseguiremos diminuir a curva do contágio”, destacou, Liell.

A área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo ainda conta com leitos exclusivos para atender pacientes Covid, no Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que também vem sofrendo com a lotação.

Em Assis Chateaubriand são 14 leitos de enfermaria, com sete deles ocupados e outros 14 leitos de UTI, sendo que 13 deles estão ocupados no momento. Na presente data a 20ª Regional de Saúde tem 40,91% de ocupação dos leitos de enfermaria e 96,15% de ocupação dos leitos de UTI. Os dados de ocupação correspondem até às 11h00 do dia 18 de junho.

Leitos de UTI indisponíveis em Toledo

Nesta quinta-feira (18), de junho são 12 leitos de UTI disponíveis na cidade de Toledo, todos no Hospital Bom Jesus (HOESP). A HOESP conta com outros quatro leitos de UTI para o atendimento de pessoas que contraíram o novo Coronavírus, porém eles estão indisponíveis por problemas nos respiradores.

De acordo com a 20ª Regional de Saúde os respiradores estão em processo de conserto e assim que estiverem aptos para a utilização voltarão a ficar à disposição da população de Toledo e região.

Com o atual cenário da ocupação de leitos no município e em toda a região fica o alerta para que os moradores Toledo mantenham o isolamento social. "Cientificamente falando nós temos apenas um remédio eficaz contra a Covid-19, que é o isolamento social. Esse fato pôde ser observado nos demais países que enfrentaram a doença. Ressalvado isso é necessário que a população contribua para diminuirmos o contágio, evitando festas, encontros e aglomerações", disse em live realizada na última terça-feira (16), pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), o médico infectologista do município, José Eduardo Panini.

Fonte:

Deixe seu comentário