Portal da Cidade Pato Bragado

Calor

Onda de calor histórica atinge o Paraná

Pato Bragado deve marcar 36 graus nesta quarta-feira

Publicado em 30/09/2020 às 07:55

(Foto: Reprodução)

A MetSul Meteorologia alerta que um episódio de calor histórico atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos 40ºC no Sul, inclusive no Paraná, no Centro-Oeste e no Sudeste do país e que em alguns locais podem atingir ou se aproximar dos 45ºC.

Segundo o Instituto Meteorológico há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. Cidades como Umuarama, Maringá e Paranavaí devem passar do 40ºC. Nos próximos dias Cascavel deve atingir os 39ºC.

De acordo com o Simepar, nesta quarta-feira (30) a estabilidade atmosférica volta a predominar nas diversas regiões do estado. Apenas na região litorânea, onde a nebulosidade ainda persiste com maior intensidade, não se descarta registros de chuviscos ocasionais no começo da manhã e à noite. A massa de ar que se encontra sobre o Paraná, é quente e seca o que proporcionando uma tarde bastante quente e abafada, principalmente entre as regiões oeste e noroeste.

Em Cascavel o tempo segue estável e sem previsão de chuva. Apesar de a madrugada ser de tempo fresco e a manhã iniciar com temperaturas amenas, logo às 09 horas os termômetros já devem marcar 27ºC. A partir das 13 horas já devemos atingir a máxima prevista para hoje, de 34 graus. Nos próximos dias a tendência é que as temperaturas aumentem na nossa cidade, podendo atingir os 39ºC na sexta-feira.

Os meteorologistas advertem que calor com tamanha intensidade em uma atmosfera de umidade muito baixa e ainda com um padrão de estiagem de meses em algumas áreas vai levar o risco de fogo a valores críticos e emergenciais com altíssimo número de queimadas no Centro-Oeste, no Sudeste e na parte mais ao Norte do Sul do Brasil. A população deve ficar atenta e evitar colocar fogo em lixo e vegetação, bem como dispensar bitucas de cigarro em locais que podem ocorrer incêndio ambiental.


Fonte:

Deixe seu comentário