Portal da Cidade Pato Bragado

ELEIÇÕES 2020

No Oeste, 21 dos 50 prefeitos tentam a reeleição neste domingo

Mais de 946 mil eleitores decidirão quem serão os governantes dos 50 municípios que compõem a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Publicado em 15/11/2020 às 00:54

Um pleito totalmente diferente. Assim são avaliadas as Eleições 2020, que acontecem neste domingo, 15 de novembro, em todos os municípios do país. Além de uma maior politização da população, que é perceptível no dia a dia, a campanha eleitoral e o próprio ato de votar este ano será completamente atípico.

Além do avanço das redes sociais – que nos últimos quatro anos se expandiram e alcançaram patamares gigantescos, a pandemia do coronavírus fez com que tudo mudasse. Se antes o abraço, a ‘batida nas costas’ e as reuniões partidárias davam o ritmo da campanha, neste pleito os candidatos precisaram conquistar o voto do eleitor com o que todos querem: propostas.

Na região Oeste do Paraná, mais de 946 mil eleitores decidirão quem serão os governantes dos 50 municípios que compõem a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Do total de cidades, em 21 delas os atuais gestores são candidatos à reeleição.

Isso acontece nos municípios de Braganey, Cafelândia, Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Itaipulândia, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste os prefeitos querem mais quatro anos à frente do Paço.

Mulheres

Com a obrigatoriedade pela Lei Eleitoral de ter pelo menos 30% de sua composição formada por mulheres, 13 cidades do Oeste contam com lideranças femininas disputando a cadeira no Paço. São elas: Cascavel, Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Ibema, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Ouro Verde do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Oeste, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Colégios Eleitorais

Conforme dados do TER (Tribunal Regional Eleitoral), no Oeste, assim como ocorreu em 2016, somente o município de Cascavel possui o mínimo de eleitores necessários para que, caso o candidato mais votado não atinja 51% dos votos válidos, ocorra o segundo turno. Em Cascavel são 223.090 eleitores. Foz do Iguaçu, que há anos vem buscando o feito, possui 183.306 pessoas aptas a votar.

Curiosidade

Com pouco mais de 5 mil eleitores, a pacata Ibema teve uma eleição ainda mais diferenciada. A campanha começou com seis candidatos e, no domingo três poderão ser votados. O motivo é que o candidato Aramitan acabou falecendo vítima do coronavírus durante a campanha, o candidato Rodrigo Cassanelli renunciou e o candidato Luiz Pereira teve sua candidatura indeferida.

Em Nova Aurora o candidato Professor Paulo e em Santa Helena o candidato Airton Copatti também tiveram suas candidaturas indeferidas e, assim como em Ibema, o candidato Neivo de Matos de São Miguel do Iguaçu renunciou.

Paraná

De acordo com o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em todo Paraná são 1.351 candidatos a prefeito e 34.346 que querem uma cadeira no Poder Legislativo.

Horários

Por conta da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral precisou se adaptar para garantir a segurança dos eleitores. O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário