Portal da Cidade Pato Bragado

ELEIÇÕES 2020

Candidato a vereador é suplente mesmo sem ter recebido votos em Entre R. Oeste

Beto Kroth do Partido Liberal não recebeu nenhum voto

Publicado em 17/11/2020 às 01:27

(Foto: Reprodução)

O município de Entre Rios do Oeste teve a sua eleição divulgada de forma oficial ainda na noite deste domingo e a lista de todos os candidatos a vereador, eleitos e suplentes foram divulgados, o candidato, Beto Kroth do Partido Liberal ( PL), com o número – 22.666 não recebeu nenhum voto, mas mesmo assim aparece na lista como suplente e se for convidado pode assumir uma cadeira no legislativo de Entre Rios do Oeste sem ter recebido nenhum voto.

Clique aqui e acesse o resultado da votação em Entre Rios do Oeste.


Foto: Reprodução TSE

O que diz a regra?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o caso pode ser explicado pelo sistema eleitoral proporcional, adotado pelo Brasil em casas legislativas, como a Câmara de Vereadores.

Pela regra, o voto depositado em um candidato a vereador, a princípio é direcionado para o partido dele.

Depois das eleições, é feita uma conta que divide o total de votos válidos pelo número de cargos na Câmara. Com esse cálculo se descobre o quociente eleitoral.

Na sequência, se verifica o total de votos que um partido teve, dividindo esse número pelo quociente eleitoral. O resultado do cálculo mostra quantas cadeiras cada partido conquistou.

Seguindo essa lógica, conforme o TSE, caso um candidato tenha sido muito bem votado, ele pode acabar elegendo outros com menos votos.

Alguns candidatos do partido se tornam suplentes e podem ser convocados caso o vereador eleito precise abandonar o cargo. Suplentes mais votados serão chamados primeiro. 

Fonte:

Deixe seu comentário