Portal da Cidade Pato Bragado

PANDEMIA

Educação deve ser o primeiro serviço a retornar à atividade no Paraná

"Agora é o momento de ficar fechado, mas quando puder reabrir, quem vai voltar primeiro é a escola" afirmou o secretário.

Publicado em 01/03/2021 às 23:31
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

O Secretário Estadual da Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou, na manhã desta terça-feira (2), que a educação deve ser o primeiro serviço a voltar a funcionar quando a pandemia do coronavírus no estado retroceder.

"Antes a escola era a ultima a abrir. Agora a escola tem que ser a primeira a abrir. Agora é o momento de ficar fechado, mas quando puder reabrir, quem vai voltar primeiro é a escola", afirmou o secretário.

As atividades presenciais de educação foram suspensas com o decreto estadual que endureceu as medidas de combate à Covid-19 no estado. As medidas valem até segunda-feira (8), mas podem ser prorrogadas caso o cenário não apresente melhora.

De acordo com Feder, essa reavaliação deve acontecer entre quinta (4) e sexta-feira (5).

"Depende da pandemia e depende de todos cumprirmos o protocolo. Se o número de casos retroceder, a gente volta no dia 8 as aulas híbridas", disse.

A volta das atividades presenciais na rede pública estadual estava marcada para acontecer na segunda-feira (1º), após um ano somente com aulas remotas.

Quando a volta estiver liberada, os alunos devem intercalar uma semana de aula presencial com uma semana de aulas online.

"A educação quer voltar. E quando a gente voltar vai ser seguro, mas em uma situação com filas de UTI não tem como voltar. Realmente a sociedade tem que fazer esse esforço", afirmou Feder.

Serviço essencial

O retorno presencial foi suspenso mesmo após uma lei determinar que educação é considerado um serviço essencial no Paraná.

De acordo com o secretário, isso aconteceu porque apenas atividades de subsistência foram autorizadas a funcionar com o endurecimento das medidas.

"O pico da pandemia está muito alto, então é um estado muito grave, e mesmo a educação deve esperar", afirmou.

A mesma lei também determina que os profissionais da educação sejam considerados um grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19 no estado.

"Agora estão sendo vacinados pessoas de alto risco, como os idosos. Logo depois, os professores são os próximos", disse o secretário.

No Plano Estadual de Vacinação, formulado antes da sanção da lei, os profissionais de educação são o 12º grupo prioritário, atrás de profissionais de saúde, idosos, trabalhadores da área de segurança, pessoas em situação de rua e pessoas com comorbidades.

Segundo a estimativa inicial do plano, mais de 3,3 milhões de pessoas seriam vacinadas antes dos profissionais de educação do estado. Clique aqui para acessar o plano.

Protocolos na volta às aulas

O secretário afirmou que funcionários terceirizados estão sendo contratados para intensificar a limpeza nas escolas.

De acordo com Feder, este modelo permite uma melhor gestão no número de profissionais por escola, de acordo com a necessidade.

"Quando o pai enviar o aluno para a escola o ambiente será muito mais seguro do que outros ambientes que eles frequentam", afirmou.

Ele também afirmou que o racionamento de água não é um problema para que os protocolos sejam seguidos.

"As escolas estão preparadas com caixas d'água muito grandes que vão dar conta", disse.

Fonte:

Deixe seu comentário