Portal da Cidade Pato Bragado

Concietização

Creas de Pato Bragado promove ações preventivas ao dia 18 de maio

“Portanto, é necessário que sejam supervisionadas suas saídas, amizades, internet, principalmente nas circunstâncias atuais'',

Publicado em 19/05/2021 às 05:17

(Foto: Marili Koehler)

(Foto: Marili Koehler)

(Foto: Marili Koehler)

Ontem (18) por ocasião do Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe do Creas coordenada pela Assistente Social, Rafaela Melo Damasceno Couto e a psicóloga, Mayara Zeiser de Paula, realizaram uma atividade de cunho preventivo aos estudantes da Escola Municipal Marechal Deodoro.

A atividade contou com a presença da secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider e foi promovida por intermédio da explicação das profissionais com auxílio do encarte “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Não Guarde este Segredo” que foi entregue aos alunos e abordado de forma lúdica.

De acordo com Rafaela e Mayara, a abordagem lúdica foi realizada de forma clara e objetiva para que as crianças fossem capazes de compreender a importância do assunto, tenham condições de identificar possíveis situações de risco e de que forma podem se defender e pedir ajuda.

O trabalho foi realizado em todas as turmas dos primeiros aos quintos anos, e acontecerá novamente no próximo dia 25 para englobar os demais alunos desses anos, tendo em vista a atual modalidade do ensino híbrido.

As profissionais ressaltam a importância de se falar sobre o assunto, ensinando as crianças desde cedo como a melhor maneira de prevenção. Alertam ainda aos responsáveis e educadores que é preciso ensinar as crianças quais são suas partes do corpo, quais são suas partes intimas, quem pode ou não as tocar e a quem devem recorrer quando algum fato desagradável acontecer.

“Portanto, é necessário que sejam supervisionadas suas saídas, amizades, internet, principalmente nas circunstâncias atuais, onde as crianças/adolescentes passam mais tempo utilizando as redes sociais”, frisam.

Assistente social e psicóloga enfatizam que não há justificativa para a violência sexual. Segundo elas, a criança ou adolescente jamais serão culpados, eles são sempre vítimas. “Então, quando uma criança ou adolescente verbalizar ou apresentar comportamento que possa indicar violência sexual, não o desvalide, procure ajuda”, defendem.

É dever de todo cidadão denunciar e não ser conivente com esse tipo de violência. As denúncias em Pato Bragado podem ser realizadas pelo Disque 100, que é uma base de denúncia nacional, na Polícia Militar pelos números (45) 988092471/3282-1112, ou no Conselho tutelar, por meio do (45) 988054334/3282-1590.

Fonte:

Deixe seu comentário