Portal da Cidade Pato Bragado

CIUDAD DEL ESTE

Reabertura da fronteira pode vir antes da definição de venda online no Paraguai

Na opinião de muitos empresários, essa liberação estaria atrasada, porque o momento já se tornou insustentável e a reabertura da ponte seria o mais viável.

Publicado em 18/08/2020 às 03:52

Centro de Ciudad Del Leste (Foto: Portal da Cidade Foz)

O comércio de aparelhos eletrônicos pode receber luz verde do Brasil no final de agosto. Os aspectos aduaneiros, imigratórios e legais já estão prontos, só falta definir a questão do protocolo sanitário, mas muitos comerciantes e empresários a esta altura já apostam diretamente na reabertura da fronteira.

É uma modalidade comercial promovida pela Câmara de Comércio e Serviços, que viu nesta possibilidade, uma espécie de balão de oxigênio, mas que aparentemente e na opinião de muitos empresários desta organização já estaria atrasado, porque o momento já se tornou simplesmente insustentável.

Enquanto isso, do Brasil soube-se que a Receita Federal está consultando as autoridades estaduais em tudo relacionado ao protocolo de saúde. Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Ciudad del Este serão beneficiadas. O sistema permite a venda online e que os compradores possam chegar à fronteira, retirando-se dos armazéns autorizados pela alfândega, sem entrar no território nacional.

Juan Vicente Ramírez, vice-presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, comentou que a Chancelaria Nacional está presenciando a implantação do Centro de Logística para Entrega de Produtos. “Parece-me que ele está chegando um pouco atrasado. Na hora que eles definirem, vamos ter a ponte reaberta, pela necessidade que estamos tendo hoje. Devido à nossa necessidade e urgência, opto por reabrir a ponte em conformidade com esse protocolo. Como vimos, o prefeito de Foz do Iguaçu e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão trabalhando nesse protocolo e chegaram a um acordo com a contraparte paraguaia”.

Ramírez, refere-se a um protocolo sanitário no qual as autoridades brasileiras e o setor privado vêm trabalhando há muito tempo, mesmo com a participação de autoridades comunitárias de Ciudad del Este. É independente do promovido pelo Governo do Alto Paraná.

Necessidade

De acordo com o empresário, o trabalho do Itamaraty para viabilizar o comércio eletrônico é reconhecido, mas neste momento perde o sentido devido à possibilidade de acelerar o processo de abertura da fronteira. “O processo é muito lento e acredito que hoje temos que lutar pela reabertura da ponte, insisto novamente, para a qual é preciso um dia de governo na fronteira. Isso vai acelerar muito o entendimento e a prioridade, porque quando você administra de um ponto remoto, você deixa em segundo plano a necessidade urgente que está sendo vivida pelos cidadãos, principalmente Ciudad del Este”, explicou.

O empresário sustenta que facilmente na capital do Departamento de Alto Paraná, cerca de 80 mil pessoas estão desempregadas, outras subempregadas que mal obtêm um pouco de renda. "À medida que a restrição de trabalho nesta pandemia se prolonga, mais e mais empresas fecham, em vez de abrir, o índice de lojas fechadas está aumentando".

Segundo Ramírez, no início da pandemia as lojas fechadas chegavam a 60%. “Hoje eu acho que em certos momentos do dia chega a 80%. Quanto a nós, acho que 95%”.

Para o setor empresarial de Ciudad del Este, esse é o momento mais crítico do ponto de vista econômico. A cidade nunca viveu e passou por tal momento, embora sempre soube resistir a situações extremamente complicadas, mas esta é a primeira vez que sofre um fechamento de fronteira tão prolongado.

Fonte:

Deixe seu comentário