Portal da Cidade Pato Bragado

CRESCIMENTO

Indústria tem papel fundamental na trajetória da Copagril

Ao chegar aos 50 anos de fundação, comemorados em 2020, o setor industrial tem papel importante nessa trajetória.

Publicado em 25/05/2020 às 21:02

(Foto: Copagril)

O conceito de industrialização está no perfil da Copagril, faz parte da sua missão e compõe o conjunto de produção, tecnologia e comercialização, de modo a promover o desenvolvimento econômico e social e a qualidade de vida de associados, funcionários e comunidade.

Ao chegar aos 50 anos de fundação, comemorados em 2020, o setor industrial tem papel importante nessa trajetória. A Cooperativa Mista Rondon, como foi o nome de fundação, surgiu com o propósito de oportunizar melhores negócios e segurança aos produtores cooperados e neste contexto produtivo, a indústria revela-se como engrenagem imprescindível ao conjunto de produção, do campo ao mercado consumidor, aliada ao trabalho de todos os cooperados, equipes e segmentos de apoio. 

O dia 25 de maio é considerado o Dia da Indústria e para a Cooperativa Agroindustrial Copagril, que leva a indústria também em seu nome, o conjunto industrial tem papel fundamental nas cadeias produtivas de aves, suínos e leite. Agrega valor à produção primária, transforma grãos em ração e faz a industrialização da proteína animal que é consumida nos cinco continentes. 

Carne de frango 

A Unidade Industrial de Aves (UIA) instalada em Marechal Cândido Rondon completou 15 anos de operação em abril de 2020, com mais de 1 bilhão de quilos de carne processada. Com destaque para o sistema de abate Halal e certificação internacional do BRC Food - British Retail Consortium, que comprova o atendimento à Norma Global de Segurança de Alimentos. 

Rações e concentrados 

As duas indústrias de rações e concentrados da Copagril produzem a maior parte dos insumos para consumo dos animais dos sistema de integração com os cooperados, com produção para aves, suínos e bovinos. 

A Unidade Industrial de Rações (UIR) da Copagril em Marechal Rondon foi a primeira do Brasil a conseguir a certificação na IN-14, e a unidade de Entre Rios do Oeste foi a primeira planta de cooperativa do Paraná a conseguir a IN-65, sendo que também atende a IN-04. As Instruções Normativas referem-se ao atendimento às regulamentações do Ministério da Agricultura (MAPA),que incluem boas práticas de fabricação.

Suíno e leite 

No sistema de integração com cooperados, a Copagril também compreende uma cadeia de industrialização da carne suína e do leite, que são processados nas unidades industriais da Frimesa Cooperativa Central e comercializados por todo o Brasil e mercado internacional. 

COPAGRIL EM NÚMEROS 

Mais de 2200 empregados nas indústrias; 

487 mil toneladas de ração (2019); 

94 milhões de kg de carne de frango (2019); 

757 mil suínos (2019); 

53 milhões de litros de leite (2019).

Fonte:

Deixe seu comentário