Portal da Cidade Pato Bragado

Estiagem

Sindicato Rural pede declaração de Estado de Emergência

Mais uma vez, estiagem compromete produção agropecuária de maneira gigantesca

Publicado em 22/12/2021 às 14:19

(Foto: Divulgação)

O Sindicato Rural de Cascavel solicitou ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, a assinatura de um decreto de Declaração de Emergência em Cascavel. O motivo: estiagem. As perdas já são consideráveis nas lavouras e o decreto facilita a renegociação de dívidas.

De acordo com o vice-presidente do sindicato e consultor agropecuário, Modesto Daga, o milho na nossa região já está com 70% de quebra de produtividade. "Já a soja, em Cascavel, pelo menos de 20% a 30%. Se não chover nos próximos 15 dias, aí a quebra será gigantesca. Mas os mais afetados são os produtores de leite e gado de corte, pois o pasto não brotou mais", afirmou.

O documento se inicia contextualizando os problemas, que começaram a se agravar em 2020. "Em 2020 tivemos uma das mais duradouras estiagens que se tem notícia, prejudicando o abastecimento de água para a agricultura, pastagens, animais e a população rural".

"No ano de 2021 as dificuldades aumentaram, com as longas estiagens se repetindo, somadas às rigorosas e contínuas geadas, comprometendo as principais culturas, como soja, milho e trigo, e também as pastagens e abastecimento de água. Além disso, nesse final de 2021 sofremos com a falta de chuvas, o que agrava a complexa situação no campo, com desabastecimento de água e perdas significativas nas lavouras de soja e milho no ciclo 2021/2022. Os problemas se multiplicam, as quebras na agricultura são visíveis, o que irá causar enormes prejuízos aos produtores de grãos, como também na pecuária de leite e corte", continua o ofício

Por conta disso, o Sindicato Rural de Cascavel solicitou ao Paranhos decretar estado de emergência no nosso município, para que os produtores rurais consigam renegociar seus compromissos sem comprometer sua capacidade financeira.

"Não é uma situação fácil. No entanto, é a alternativa que temos de proteger um pouco as finanças das famílias do campo. Aqui em Cascavel ainda estamos melhores, mas se você for para outros municípios, como Toledo, Palotina, Medianeira, está muito pior. Acreditamos que o prefeito irá atender nossa reivindicação", comentou Paulo Orso, presidente do sindicato.


Fonte:

Deixe seu comentário