Portal da Cidade Pato Bragado

Curso

Curso de Manejo Integrado de Pragas segue com práticas nas lavouras de soja

O MIP utiliza diferentes técnicas, por meio de diferentes aspectos, como físico, biológico e químico.

Publicado em 04/11/2021 às 17:38

(Foto: Reprodução I Assessoria)

(Foto: Reprodução I Assessoria)

(Foto: Reprodução I Assessoria)

Na tarde de ontem (03), a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli, acompanhou o andamento das atividades práticas de uma das turmas de produtores rurais que estão realizando o curso de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

O curso teve início no dia 04 de agosto com aulas teóricas. Com o plantio da soja foi dado início ao monitoramento das pragas dessa cultura e semanalmente são realizadas vistorias nas lavouras, com acompanhamento do instrutor do Senar, Solivan Rosanelli. Nesse primeiro momento foram realizadas análises de número de plantas por metro e contagem de insetos, pragas e inimigos naturais. O MIP utiliza diferentes técnicas, por meio de diferentes aspectos, como físico, biológico e químico.

De acordo com Jaqueline, a aplicação constante de inseticidas para o controle de pragas realizado de forma incorreta e sem o uso de EPI’s pode causar sérios danos à saúde do trabalhador rural e sua família. Ela explica que ao realizar o MIP, o produtor não vai deixar de promover o controle da praga, mas irá realizar no momento adequado, ou seja, quando a população do inseto na lavoura atingir o nível de dano econômico. “Por isso o monitoramento constante é tão importante”, frisa.

No fim do curso, os produtores terão capacidade e a oportunidade de diagnosticar a eficiência da utilização da técnica, e os benefícios econômicos que a utilização da mesma proporcionou.

Fonte:

Deixe seu comentário